Hubs

 

A inovação, as tendências e o futuro da tecnologia ganharão vida em 6 Hubs distribuídos pela cidade de Paraty (Pontal, Mangueira, Cais do Porto, Ilha das Cobras, Praça da Matriz e Praça do Chafariz). 
Nestes Hubs e Domes, o público terá acesso gratuito a palestras, oficinas, exposições, shows, competições, desafios, jogos e experiências digitais interativas.
Em Paraty, cidade-sede do primeiro Festival Virada Digital, estarão localizados um Hub Estrela, Domes, Hubs e o Palco Compacto Petrobras.
O Hub Estrela recebe esse nome por assumir a forma de uma estrela de três pontas, onde acontecerão diversas atividades. Na primeira ponta da estrela ficará o auditório para palestras, seminários e debates. O “braço” seguinte será um espaço para demostrações corporativas de tecnologia. Por fim, a terceira ponta da estrela será dedicada ao compartilhamento do conhecimento. Ou seja, proporciona uma experiência que segue uma determinada sequência: discussão, experimentação e compartilhamento.

Os Domos abrigarão a Rio Lan Party e o Mutirão Digital que acontecerão dentro do nosso festival. O espaço de 254m² conta com total infraestrutura para que 300 alunos, entre 16 a 18 anos, da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, vivam uma experiência única de interação online. A população paratiense também contará com um espaço de capacitação e inclusão digital.

Esses alunos serão escolhidos através de um sistema completamente meritocrático, ou seja, aqueles que obtiveram as melhores notas no ano letivo de 2011 serão convidados a participar do Festival Virada Digital como um prêmio para seu bom desempenho. Esta ação será montada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do RJ e com as secretarias municipais de educação dos municípios do sul fluminense.

Para os pequeninos teremos um playgroud hi-tech monitorado pelos Dinamizadores treinados pelo ITAE (Instituto Trilha da Arte e Educação).

Além de discutir áreas de conteúdo, o Festival também levará entretenimento a Paraty. Serão realizados diversos shows no Palco Compacto Petrobras, que ficará no estacionamento ao lado da Praça da Matriz. 
 
Os Hubs e Domes do Festival Virada Digital foram criados e desenvolvidos pela equipe do Atelier Marko Brajovic, que também será responsável pela cenografia e iluminação das estruturas. O arquiteto Marko Brajovic explica o conceito do seu trabalho:
"Os projetos de arquitetura e cenografia para a edição do Festival Virada Digital 2012 se integram em um único conceito de espaço multi sensorial e narrativo. Uma experiência envolvente, onde o público vira um "player" ativo e interage em tempo real como o todo, criando e recriando o espaço através de luzes e sistemas áudio visuais. A arquitetura vira uma "interface," uma extensão do virtual no físico e vice-versa. O projeto se divide basicamente em dois sistemas construtivos e duas estratégias arquitetônicas: infláveis e estruturas pré-fabricadas.
As estruturas infláveis foram geradas por um processo de desenho intrínseco do mundo digital: as arquiteturas não foram desenhadas, elas foram programadas. Usamos um software generativo e paramétrico, para implementar conceito de desenho biomimético em arquiteturas de médio e grande porte. Já as estruturas pré-fabricadas, por outro lado, seguem formatos standard disponíveis no mercado, mas usadas de jeito inovador tanto em nível de cenografia integrada quanto em nível de uso. Os dois sistemas tem em comum as bases de uma montagem inteligente sustentável, com reutilização e reaproveitamento de 100% das estruturas."

 

Timelinedoblog

TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo, fala sobre primeiro dia do Festival Virada Digital destacando a preocupação da organização do evento com a população de paratiense.
segunda-feira , dia, 21/5/2012, as 12:01
Categoria:
Virada Digital se despede de Paraty após 72 horas de inovação, interatividade e sustentabilidade.
domingo , dia, 13/5/2012, as 17:42
Categoria:
Representante do Lepac apresenta os cálculos para compensação de carbono.
domingo , dia, 13/5/2012, as 14:47
Categoria:
Último dia do Virada Digital começa com debate sobre Mobile.
domingo , dia, 13/5/2012, as 11:00
Categoria:
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) trouxe para o evento um aparelho de escaneamento de luz branca que consegue captar a imagem de um rosto ou até mesmo o corpo por frames e o reproduz em 3D.
sábado , dia, 12/5/2012, as 20:08
Categoria:
Virada Digital tem exposições de arte digital nos hubs Praça da Paz e Praça do Chafariz.
sábado , dia, 12/5/2012, as 19:57
Categoria:
Enylton Machado ministrou uma oficina de realidade aumentada e geolocalização durante este segundo dia de Virada Digital.
sábado , dia, 12/5/2012, as 17:28
Categoria:
Instituto Náutico de Paraty numa parceria com a Associação Cairuçu leva o Barco Solar para o Virada Digital.
sábado , dia, 12/5/2012, as 17:09
Categoria:
Oficina de Psicoacústica movimenta o Hub Praça da Paz neste segundo dia de Virada Digital.
sábado , dia, 12/5/2012, as 16:25
Categoria:
Resumo das atividades da noite deste primeiro dia de Virada Digital.
sábado , dia, 12/5/2012, as 15:54
Categoria:
Martha Gabriel explica o conceito das exposições de artes digitais
sábado , dia, 12/5/2012, as 12:33
Categoria:
No sábado, dia 12/5, as 16hs, o Secretario Executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, vai coordenar dentro da programação do Virada Digital em Paraty o painel Uma Agenda Digital Para o Brasil.
sábado , dia, 12/5/2012, as 11:38
Categoria: