Blog

[Release] Festival Virada Digital anuncia mais novidades da programação

- 04/05/2012

Tags: 

Cesar Alvarez, secretário-executivo do Ministério das Comunicações, vai discutir uma agenda digital para o Brasil; evento acontece de 11 a 13 de maio em Paraty (RJ)

O Festival Virada Digital, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de maio, em Paraty (RJ), confirmou mais novidades da programação do evento, que tem presença confirmada de grandes nomes de setores como entretenimento, responsabilidade social, saúde, gestão pública, games, publicidade e ciência.

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, participará do painel “Uma Agenda Digital para o Brasil”, debate que falará sobre a evolução do uso da internet como ferramenta de informação e comunicação pelos brasileiros. O painel apontará soluções para avançar de forma concreta na atração e execução de investimentos públicos e privados voltados a garantir infraestrutura, produção de dispositivos e de conteúdos digitais criativos.

“É fundamental conceber e implantar uma agenda digital para o Brasil voltada a promover o potencial gerado pelos segmentos envolvidos na economia criativa e na convergência tecnológica, visando promover a cidadania, a democracia e a inserção soberana do Brasil e dos brasileiros no cenário econômico mundial”, afirma Alvarez. O painel contará com a participação de Rodrigo Abreu, presidente da Cisco no Brasil.

Os desafios da cultura no Brasil estarão em pauta no painel “Redes e Plataformas para a Cultura”, com a presença de Beatriz Seigner, diretora do filme “Bollywood Dream”, primeira coprodução cinematográfica entre Brasil e Índia. O foco do debate é a emergência de novos circuitos, agentes, produtores e criadores que trabalham em redes, utilizando modos de produção colaborativos em plataformas e mídias digitais.

Uma das principais atrações do Virada Digital será a oficina de mídia aumentada, que permitirá associar conteúdo virtual multimídia a locais e objetos físicos. Nesta oficina será apresentado o conceito e feitas demonstrações do processo de autoria de conteúdo de mídia aumentada. Os alunos escolhidos no projeto Rio Lan Party associarão informações relevantes em diversos pontos do Centro Histórico da cidade de Paraty. O conteúdo ficará disponível para os futuros visitantes da cidade que acessarem o aplicativo paprika (www.paprikamix.me) em seus smartphones, deixando um legado para a cidade.

O convidado da oficina é Enylton Machado, Diretor de Tecnologia da empresa de mídia aumentada eyllo. Doutor (Ph.D.) pelo Georgia Institute of Technology com dissertação em realidade aumentada, trabalhou quatro anos no Vale do Silício em projetos de P&D em realidade aumentada, interação com o usuário, e processamento de vídeo.

 

Sobre o Virada Digital

O Festival Virada Digital vai trazer inovação, interatividade, sustentabilidade e empreendedorismo para diversos públicos em 3 dias de atividades, shows, palestras, painéis, oficinas tecnológicas, inclusão digital e práticas sustentáveis, reunindo um grande número de pessoas em “hubs” (terminais interativos digitais) instalados em espaços públicos de Paraty.

As atrações estarão disponíveis gratuitamente à toda a população e o aparato tecnológico do evento, como internet de alta velocidade e computadores instalados será doado à cidade e ficará como legado do evento.

A programação completa do evento está disponível no site www.viradadigital.com.br.

 

Como acompanhar o Virada Digital

Para o público acompanhar as diversas atividades previstas durante as 72 horas do festival, serão instalados quatro “hubs”, terminais interativos digitais. Na cidade de Paraty (RJ), os hubs estarão distribuídos em quatro pontos: Pontal, Mangueira/Ilha das Cobras, Praça da Matriz e Praça do Chafariz. Todos os hubs transmitirão simultaneamente as atrações do evento.

Quem não puder acompanhar in loco as atividades do Festival Virada Digital também poderá participar do evento, que será transmitido em tempo real pela internet. Todos os conteúdos serão disponibilizados nos canais oficiais do Virada Digital.

Os dias e horários das atrações serão confirmados em breve e a programação estará disponível permanentemente no site –  www.viradadigital.com.br

 

Conheça os canais do Virada Digital na Internet
Twitter
Facebook
Youtube   
Linkedin  
Formspring   
Tumblr   
Flickr  

Para mais informações:
Comunicação+
Assessoria de Imprensa do Virada Digital

Leonardo Aragão
(11) 3874-2041
leonardo.aragao@comunicacaomais.com.br

Érico Nogueira
(11) 3874-2037
erico.nogueira@comunicacaomais.com.br
 

Release com as novidades da programação do Virada Digital.

Comentar