Blog

[Release] Virada Digital anuncia programação

- 20/04/2012

Tags: 

Festival terá atividades voltadas ao entretenimento, sustentabilidade, gestão pública, ciência e saúde pública
 
O Festival Virada Digital, grande encontro de inovação, interatividade e sustentabilidade, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de maio em Paraty (RJ), anuncia as primeiras novidades da programação do evento, com atividades voltadas ao entretenimento, responsabilidade social, saúde, gestão pública, games, publicidade e ciência.

O uso da tecnologia como ferramenta de gestão pública estará em debate em um dos painéis. Um dos destaques nesse segmento será a apresentação ao público do SIMEC, sistema de monitoramento do MEC (Ministério da Educação) que deverá ser utilizado por todos os ministérios conforme orientação da presidenta Dilma Rousseff.

Os fãs de games conhecerão o trabalho de Mitikazu Koga, desenvolvedor de games com passagens por empresas como Capcom, SNK e SEGA, que falará sobre como os games estão transformando a vida das pessoas, evoluindo de uma ferramenta de entretenimento para usos diversos, como saúde pública e promoções.

A publicidade estará em pauta no debate “A Publicidade e os Meios Digitais”, moderado por Gustavo Pereira, o GP, especialista no conceito de agências digitais, abordando quais os desafios do mercado publicitário em uma era marcada pelo intenso uso da tecnologia.

A evolução tecnológica alcança bilhões de pessoas no mundo, de todas as classes sociais. Nesse cenário, o painel “Ciber-Periferia” apontará soluções e alternativas sobre como democratizar o acesso à tecnologia e mídias digitais para populações historicamente excluídas, como moradores de favelas, periferias e culturas indígenas. A moderação do debate estará a cargo de Ivana Bentes, uma das curadoras do Virada Digital.
 
O festival também apresentará ao público o ColorADD, sistema de identificação de cores para daltônicos. Implementado em áreas como educação, saúde, transportes, materiais didáticos e vestuário, o ColorADD é uma ferramenta inclusiva que pode ser útil aos 350 milhões de pessoas que têm o daltonismo no mundo.
 
Uma das mais importantes ferramentas de inclusão social nos últimos anos, o rap estará em destaque no Virada Digital. Os participantes da oficina poderão produzir uma composição que será lançada durante o festival, com o acompanhamento do rapper e curador do evento MV Bill.
Mutirão Digital
 
Durante os três dias do evento, o Virada Digital disponibilizará computadores conectados a internet de altíssima banda larga (100MB) para uso livre da comunidade local de Paraty. O objetivo é oferecer ações de inclusão digital para os moradores com pouca ou nenhuma familiaridade com os computadores. Uma equipe de monitores irá orientar os visitantes que poderão navegar pela internet e aprender noções básicas de informática.

Os computadores estarão instalados no Hub Dome localizado ao lado do Hub Estrela, estruturas montadas exclusivamente para o festival, em uma área de aproximadamente 800 m2 do Centro Histórico de Paraty. As atividades do Mutirão Digital integram a programação da Rio Lan Party, onde também serão desenvolvidas uma série de oficinas, desafios e exibições tecnológicas.
 

Música e tecnologia

O Virada Digital terá uma série de shows musicais e apresentações de DJ’s no Palco Compacto Petrobras, preparado especialmente para o evento. Além de participar da curadoria do festival, MV Bill está confirmado como um dos artistas que se apresentarão no evento.

Como acompanhar o Virada Digital

Para o público acompanhar as diversas atividades previstas durante as 72 horas do festival, serão instalados sete “hubs”, terminais interativos digitais. Na cidade de Paraty (RJ), os hubs estarão distribuídos em quatro pontos: Pontal, Mangueira/Ilha das Cobras, Praça da Matriz e Praça do Chafariz.

Quem não puder acompanhar in loco as atividades do Festival Virada Digital também poderá participar do evento, que será transmitido em tempo real pela internet. Todos os conteúdos serão disponibilizados nos canais oficiais do Virada Digital.

Os dias e horários das atrações serão confirmados em breve e a programação estará disponível permanentemente no site –  www.viradadigital.com.br

Conheça os canais do Virada Digital na Internet

Twitter - @ViradaDigitalBR
Facebook - http://facebook.com/viradadigital
Youtube - http://youtube.com/viradadigitalbr
Linkedin - http://www.linkedin.com/pub/virada-digital/45/79a/347
Formspring - http://www.formspring.me/viradadigital
Tumblr - http://viradadigital.tumblr.com/
Flickr - http://www.flickr.com/photos/viradadigital/

Festival terá atividades voltadas ao entretenimento, sustentabilidade, gestão pública, ciência e saúde pública.

Comentar